Governo avança no diálogo com a população de Lucrécia sobre medidas preventivas na barragem
Assecom Governo Cidadão17/09/2021
A de Lucrécia será a primeira barragem do RN a se adequar às novas normas da Política Nacional de Segurança de Barragens
O Governo do Estado deu mais um passo no Plano de Comunicação da barragem de Lucrécia nesta quinta-feira (16), ao realizar mais uma reunião com líderes comunitários e autoridades do município para prestar contas do trabalho que vem desenvolvendo. Para atender as normas da Política Nacional de Segurança de Barragens, uma série de medidas preventivas vem sendo tomadas e o diálogo com a população é uma das prioridades. A ação é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Projeto Governo Cidadão, Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) e Defesa Civil Estadual.
O coordenador de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Helder Araújo, abriu o encontro virtual falando sobre o andamento do projeto de obras complementares que serão feitas na barragem, para atender recomendação dos especialistas contratados pelo Governo para o Painel de Segurança. “O projeto está em vias de ser finalizado, a empresa contratada está realizando alterações necessárias solicitadas pelos órgãos competentes. De acordo com o cronograma, a previsão da obra é de 6 meses de execução", disse.
O vereador de Lucrécia Hélio Holanda destacou a importância da barragem para o município, sobretudo para agricultores e pescadores que tiram das águas seu sustento. “Sei que o Governo sabe da importância do reservatório para nós e parabenizo a iniciativa de adotar as medidas de segurança e comunicar a população sobre o trabalho que vem sendo feito”, acrescentou.
O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Marcos Carvalho, explicou como se dará o trabalho do órgão nas ações preventivas de treinamento e salvamento, obrigatórias no Plano de Segurança de Barragens segundo a legislação atual. Na próxima semana, equipes da Defesa Civil e Semarh estarão in loco para analisar presencialmente as condições de moradia da população do entorno da barragem. No final do mês, toda a comissão estadual de comunicação da barragem estará no município para dialogar com a população.
Participaram do encontro virtual 14 representantes da comunidade, entre sociedade civil e autoridades, além de técnicos da Semarh, Projeto Governo Cidadão, Igarn, Defesa Civil e representante do Banco Mundial.
Saiba mais A barragem de Lucrécia é de responsabilidade do Governo do Estado. Para se adequar à Política Nacional de Segurança de Barragens e atender as recomendações dos consultores do Painel de Segurança contratados pelo Governo, a gestão está tomando uma série de medidas preventivas. Após visita dos especialistas em 2019, foi detectado um indicativo de instabilidade nos dois barramentos e recomendada a realização de obras complementares.
Seguindo os termos do acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial e a orientação do Painel de Segurança de Barragens, o Governo, junto à empresa contratada para este fim, RW Engenheiros Consultores, está elaborando um Plano de Ação Emergencial, para garantir a segurança do equipamento, da população e também se adequar às legislações vigentes. O Igarn está monitorando a barragem e fez a instalação de 11 piezômetros, equipamentos capazes de medir e avaliar a infiltração da água nos dois barramentos. Também está sendo monitorado o volume de água armazenado, as precipitações pluviométricas e comportamento da estrutura dos maciços.
O projeto das obras complementares está em vias de ser finalizado. O objetivo do Governo do Estado é fazer os reparos na estrutura antes do inverno do ano que vem. Quando começarem, as obras têm prazo de execução de seis meses e irão solucionar os problemas da barragem de maneira definitiva.