Beneficiários do Governo Cidadão começam capacitação em confecção nesta segunda (14)
Assecom/GovernoCidadão11/10/2019
A iniciativa vai fortalecer ainda mais a cadeia de pequenos produtores potiguares
Mais de 200 mulheres do projeto Governo Cidadão começam a ser capacitadas em confecção de vestuário pelo Senai/RN a partir desta segunda-feira (14). A assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a instituição de ensino aconteceu hoje (10) e vai proporcionar qualificação profissional aos beneficiários do Edital de Apoio a Empreendimentos Econômicos e Solidários da Agricultura Familiar, realizado com recursos do Banco Mundial. Uma iniciativa que vai fortalecer ainda mais a cadeia de pequenos produtores potiguares.
“Hoje nosso sentimento é de muita gratidão, porque há meses esperávamos por essa capacitação. Muitas mulheres não sabem mexer nas máquinas de costura e com o curso poderemos produzir e finalmente montar nossa lojinha”, conta a presidente da Associação de Produtores Rurais de Lagoa do Cipoal, em Passa e Fica, Cláudia Oliveira. Dezesseis integrantes serão capacitados no curso de costureiro industrial (malha), com carga horária de 160 horas.
O secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, destacou que este é primeiro passo do que o Governo do Estado quer que seja uma longa caminhada. “Estamos lançando mão da expertise do Senai para capacitar as mulheres e jovens beneficiários do projeto Governo Cidadão. Nesta primeira etapa, sete associações serão capacitadas e no ano que vem levaremos os cursos para o restante. Serão, no total, 15 associações beneficiadas”, disse.
A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância da parceria com o Senai e reforçou que a capacitação irá agregar valor aos produtos das costureiras. O Governo do Estado está investindo R$ 212 mil para assegurar capacitação como confeccionador de moda praia; costureiro industrial (malha); costureiro na confecção de peças íntimas; operador de máquina de bordar tecido; e polivalência em confecção de vestuário. Os cursos terão duração de três meses. Os beneficiários pertencem a associações dos municípios de Passa e Fica, Parelhas, Goianinha, Campo Redondo e Portalegre.
O diretor regional do Senai no RN, Emerson Batista, diz que os cursos vêm em um momento em que a economia do país dá sinais de melhora. “Essas pessoas já entrarão no novo ano devidamente capacitadas e poderão crescer individualmente e em suas associações”, pontua. O Senai irá disponibilizar um instrutor para cada município.