Jardim de Piranhas recebe Escola Estadual Amaro Cavalcanti totalmente renovada
Assecom Governo Cidadão07/01/2021
Governo investiu mais de R$ 1,2 milhão em melhorias, por meio do Governo Cidadão e da Secretaria de Educação, com recursos do Banco Mundial
Os estudantes de Jardim de Piranhas, município seridoense a 327 quilômetros da capital potiguar, receberam o espaço de ensino totalmente renovado. O Governo do RN entregou, ainda em dezembro, a Escola Estadual Amaro Cavalcanti reformada e com estrutura adequada para atender aos 493 alunos do Ensino Médio e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A unidade faz parte do projeto do Poder Executivo estadual que visa reformar e equipar um total de 40 escolas em todo o estado, levando uma educação digna com mais conforto e segurança a 20 mil estudantes.
“Mais um resultado que comemoramos. Mais um fruto do trabalho integrado que a Governadora Fátima nos orienta desde o início de sua gestão”, destacou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro.
Com investimento superior a R$ 1,2 milhão, a partir de recursos viabilizados pelo Banco Mundial, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN – Governo Cidadão, e da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEC RN), o equipamento vai contar com seis salas de aulas para atender 16 turmas dos três turnos, dois laboratórios, biblioteca, refeitório e recreio cobertos.
Com a reforma concluída, os diversos setores passam a funcionar em um único pavimento, garantindo acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. A secretaria, diretoria, sala dos professores, arquivo e almoxarifado compõem o setor administrativo. Na área de serviços ficarão a cozinha, despensa, depósitos, copa, banheiros e vestiários de alunos e funcionários.
“Ver a escola pronta é uma grande alegria que não cabe no peito. Quando lembramos de como ela se encontrava e vemos como está agora, sequer dá pra reconhecê-la. Onde hoje temos essa escola totalmente nova, tínhamos salas sem quaisquer condições, com janelas quebradas e algumas até sem portas, deterioradas por completo, sem dar as condições que toda a comunidade escolar merece”, disse o gestor da unidade, Hilbert Viegas, pontuando que a expectativa agora é de que ocorra a vacinação contra o coronavírus para que o espaço possa ser plenamente aproveitado.
Para garantir a manutenção da execução das obras em meio à pandemia do coronavírus, a AR Engenharia, construtora responsável pelo serviço, firmou um termo de compromisso com o Executivo estadual para se adequar às normas de combate à Covid-19. A empresa empenhou-se em manter seus colaboradores trabalhando dentro do distanciamento de segurança, disponibilizando pias, sabão líquido e álcool em gel 70%, com a obrigatoriedade do uso de máscaras. As medidas seguiram o Decreto da governadora Fátima Bezerra (n°29.534) em 19 de março de 2020.