Beneficiários do Governo Cidadão recebem capacitação para gerir sistemas de abastecimento de água
Assecom Governo Cidadão22/02/2021
Ação busca garantir a sustentabilidade dos sistemas após a execução do projeto
Para garantir a sustentabilidade dos sistemas simplificados de abastecimento de água implementados pelo Governo do RN e viabilizados pelo acordo de empréstimo com o Banco Mundial, o Governo Cidadão vai promover capacitações com associações beneficiadas com esse tipo projeto.
A partir da qualificação piloto realizada no último 11 de fevereiro, na Associação dos Beneficiários do Projeto de Assentamento de Reforma Agrária Mulungu, no município de Pendências, representantes da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) se reuniram com o secretário de Gestão de Projetos e Metas do RN, Fernando Mineiro; com a gerente executiva do Governo Cidadão, Ana Guedes; a coordenadora do Núcleo Ambiental, Andréa Batista; e a supervisora do Governo Cidadão, Cristina Dantas, para dar andamento ao processo. O encontro aconteceu na sede do Governo Cidadão, na tarde segunda-feira (22). A parceria ainda conta com Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap).
Diante da realidade de pandemia, as capacitações serão adaptadas de acordo com as particularidades das associações e seus beneficiários, ocorrendo de forma virtual com os grupos que tenham essa condição ou de forma presencial, seguindo todos os protocolos sanitários vigentes de biossegurança. Em ambos os casos, serão levados conhecimentos sobre gestão ambiental e social, manutenção e operação dos sistemas, e cuidados sanitários com a água. As capacitações deverão ter continuidade ao logo do mês de março na modalidade presencial; e na versão virtual a expectativa é de que tenham início no final do mês de março.
A carga horária de cada capacitação é de três horas e as aulas versam principalmente sobre como gerir o sistema de abastecimento de água instalado em cada comunidade. “Temos que garantir que nossos beneficiários tenham autonomia após a execução dos projetos, que seus sistemas possam seguir funcionando plenamente e, para isso, é necessário entender a importância de seu uso adequado e da autogestão”, explicou o secretário Fernando Mineiro.
“Para se chegar a um formato de material e de apresentação que atenda a todos os beneficiários, as equipes dos núcleos Ambiental, Social e a Comunicação do Governo Cidadão vão construir cada ferramenta, que serão focadas no audiovisual, a partir das experiências e condições vivenciadas nas próprias comunidades rurais, de forma que seja de boa compreensão e eficácia”, finalizou
a coordenadora do Núcleo Ambiental, Andréa Batista.